Pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, parecem ter descoberto um gel que pode ajudar muita gente que tem problemas no joelho. Depois de anos de estudo, eles conseguiram reproduzir em laboratório uma substância que tenta imitar a tarefa das cartilagens no nosso corpo: se manter entre os ossos sendo forte o suficiente para sustentar o peso do corpo humano, ao mesmo tempo em que consegue amortecer os impactos de tantos pulos, corridas e atividades ao longo dos anos.
Segundo os cientistas, esta é a primeira vez que um hidrogel do tipo consegue aguentar o impacto de movimento e de peso assim como as cartilagens humanas fazem. Se comprovada sua eficácia científica, a substância poderia ajudar as milhares de pessoas que precisam operar os joelhos por conta de problemas causados pelo desgaste das cartilagens. que pode ser provocado tanto pela idade quanto pelo uso excessivo ao longo da vida.
A pesquisa foi liderada por Ben Wiley e Ken Gall, cientistas do departamento de química da universidade. O novo gel é formado por duas colunas de polímeros que se entrelaçam reforçadas por fibras de celulose. São essas últimas que ajudam o material a se manter firme mesmo quando exposto à tração. Se o gel é comprimido, as cadeias de polímeros se unem às moléculas de água na composição e ajudam o gel a retornar à sua forma original.
Um disco com mais ou menos um quarto do tamanho real do gel conseguiu suportar uma bola de ferro com peso de 45 quilos aproximadamente.
Os pesquisadores também perceberam que o material sintético é tão resistente ao desgaste do tempo quanto cartilagens naturais. Além disso, o novo gel parece resistir até quatro vezes mais do que os elementos sintéticos usados atualmente nos Estados Unidos. Apesar da expectativa positiva, conclusão de pesquisas, testes de segurança e controle de qualidade devem levar ao menos três anos para que o material seja autorizado a chegar aos pacientes.
fonte: Hypeness147
imagem: jirkaejc, de envatoelements