Fonte: https://www.tuasaude.com/
A artroscopia é um um procedimento médico indicado para diagnóstico ou tratamento de problemas em articulações, como joelho, ombros, cotovelos, tornozelos ou quadris, por exemplo, pois permite observar e reparar as estruturas no interior da articulação, como ossos, cartilagens ou ligamentos.
Esse procedimento é feito pelo ortopedista através da utilização de um tubo fino, com uma câmera na ponta, sem precisar fazer um corte grande na pele, e nos casos de necessidade de reparação de alguma estrutura da articulação, podem ser inseridos instrumentos cirúrgicos finos, através de pequenos cortes na pele.
A artroscopia pode ser feita com anestesia peridural, geral ou local com sedação, em ambiente hospitalar, sendo oferecida gratuitamente pelo SUS, ou pode ser feita em clínicas ou hospitais particulares, e geralmente depois desse procedimento são necessárias sessões de fisioterapia para acelerar a recuperação.
A artroscopia é indicada para diagnóstico ou tratamento de:
A artroscopia normalmente é feita quando os resultados de exames como raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética ou não foram suficientes para diagnosticar problemas nas articulações.
Alguns cuidados são importantes para se preparar para a cirurgia como:
Informar ao médico sobre a utilização de remédios anticoagulantes, pois o médico pode solicitar interromper o uso alguns dias antes da artroscopia, pois podem aumentar o risco de sangramentos;
Informar todos os medicamentos, vitaminas e suplementos nutricionais que toma com frequência;
Informar ao médico se tem alguma alergia ou outro problema de saúde;
Fazer jejum absoluto por cerca de 8 horas, iniciado à meia noite da noite anterior à cirurgia, uma vez que são utilizados anestésicos e/ou sedação.
Antes de realizar a artroscopia, o médico irá solicitar exames de risco cirúrgico e exames de sangue para avaliar o estado de saúde geral.
A artroscopia é feita pelo ortopedista, no hospital, com a utilização de anestesia geral, peridural ou local com sedação, o que depende da articulação a ser avaliada ou tratada.
Durante a artroscopia, o médico realiza um pequeno corte na pele, por onde é introduzido o artroscópio, que é um tubo fino com uma câmera na ponta, que permite a visualização das estruturas da articulação que são transmitidas para um computador.
Caso seja necessário reparar a articulação, o médico pode fazer outros pequenos cortes adicionais na pele, para introduzir instrumentos cirúrgicos e corrigir a condição a ser tratada.
A artroscopia é um procedimento rápido, durando cerca de 1 hora e, ao terminar o procedimento, são feitos pontos nos cortes na pele e um curativo, não sendo necessário internamento hospitalar, podendo a pessoa voltar para casa no mesmo dia.
A recuperação da artroscopia é muito mais rápido que o de uma cirurgia tradicional. No entanto, este tempo pode variar de pessoa para pessoa, de acordo com a velocidade de cicatrização e do problema tratado.
Alguns cuidados são importantes para acelerar a recuperação, como:
A fisioterapia ajuda a recuperar totalmente a força dos músculos e a aumentar a capacidade de movimentar o membro reparado, que pode ficar prejudicada após a cirurgia.
A atividade física normalmente pode ser retomada cerca de 6 semanas após a artroscopia, de acordo com as indicações do ortopedista. E além disso, pode haver casos em que é importante trocar atividades de grande impacto, dependendo do tipo de lesão tratada.
O risco de complicações de uma artroscopia é muito baixo, no entanto, como em qualquer outra cirurgia, pode acontecer hemorragia durante a cirurgia, infecção no local da ferida, reação alérgica à anestesia, surgimento de rigidez ou lesões nas estruturas saudáveis da articulação.
Para evitar este tipo de riscos é muito importante fazer todas as consultas antes da cirurgia, para que o médico consiga avaliar todo o histórico clínico da pessoa, assim como os medicamentos que está utilizando. Além disso, é importante selecionar uma clínica e um médico de confiança e com experiência neste tipo de procedimento.