O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano, sendo constituído de ligamentos, cartilagens e ossos, como o fêmur e patela. Por conta de sua participação em movimentos e sobrecarga diária de esforços, os joelhos podem ser mais expostos a dores e incômodos.
Independente da rotina cotidiana, é fundamental investigar a dor no joelho e buscar ajuda profissional, pois a prevenção e tratamento adequados melhoram significativamente a sua qualidade de vida.
O dr. Diogo Fagundes, ortopedista e traumatologista, especialista no tratamento dos joelhos, comenta neste artigo sobre as dores nos joelhos, as causas e sintomas mais comuns e as principais lesões.
Dores nos joelhos: as causas e sintomas frequentes
As dores nos joelhos podem ter inúmeras causas, sendo as mais comuns a prática esportiva e atividades laborais.
No caso dos atletas profissionais, as articulações sofrem sobrecarga intensa e contínua, demandando de cuidados especiais para garantir a saúde do atleta e o desempenho com alta performance nos treinos e competições.
Porém, também existem as pessoas que se exercitam sem acompanhamento e orientação de profissionais e que também podem sofrer lesões.
Algumas atividades, principalmente as de alto impacto como corrida e pular corda, podem causar lesões severas na articulação do joelho e comprometer a saúde como um todo.
Já as atividades laborais estão diretamente relacionadas ao trabalho, como profissões em que o trabalhador pega peso constantemente ou permanece de pé ou sentado por muito tempo.
Em todos os casos, as dores nos joelhos podem iniciar abruptamente e evoluir para patologias crônicas e com tratamentos invasivos. Além da dor, outros sintomas estão relacionados a lesões e incômodos nos joelhos:
-Sensação de atrito entre os ossos (como se tivesse areia no joelho);
-Dificuldade de movimento, com a sensação de articulação ´´travada``;
-Edema (inchaço)
As lesões mais comuns nos joelhos
Traumas e lesões podem ser agudas e de tratamento simples, com remédios para dor e inflamação, ou crônicas que demandam tratamento de médio a longo prazo, adicionando fisioterapia e, nos casos mais graves, pode ser necessário cirurgia. As lesões mais comuns que acometem os joelhos são:
-Entorses- Traumas que lesionam o ligamento, com movimentos repentinos rotacionais com surgimento de edema;
-Lesões de Menisco- O menisco é uma cartilagem fibrosa e tem a função de estabilizar os joelhos e amortecer impactos. Lesões de menisco são muito comuns nas entorses ou compressão dos joelhos;
-Artrose- A osteoartrose é uma doença degenerativa que causa um desgaste na cartilagem do joelho e uma das maiores causas de afastamento do trabalho no Brasil;
-Tendinopatias- Atividades repetitivas e com sobrecarga podem causar tendinites ao redor da patela e na parte de dentro do joelho, chamada tendinite da pata de ganso
Dores que duram mais de 3 dias e comprometem a as atividades normais devem ser avaliadas por um ortopedista que poderá indicar o tratamento adequado.
fonte: JE Online, escrita pelo Dr. Diogo Fagundes
imagem: leungchopan, de envatoelements