Com o passar dos anos, o tratamento das lesões de Ligamento Cruzado Anterior (LCA) passou por diversas mudanças, entre elas a evolução cirúrgica. Hoje, as reconstruções realizadas pelo Dr. Murilo são minimamente invasivas e assistidas por videoartroscopia. Além de haver várias opções para enxertos, diminuindo assim o risco de doenças cirúrgicas, o aceleramento do processo de recuperação e a melhora do resultado pós-cirurgia.
Apesar de todo crescimento em técnicas sofisticadas que melhoram consideravelmente o resultado final, o foco hoje está em evoluir as técnicas cirúrgicas que controlam a rotação e translação anormais.
Ligamento Cruzado Anterior é um ligamento que está localizado no centro do joelho. Quando ocorre uma entorse no joelho, este ligamento pode ser danificado.
A Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é um procedimento indicado principalmente ao paciente que apresenta instabilidade em suas atividades diárias. Também são candidatos à cirurgia, pacientes ligados ao esporte e que não desejam abandonar suas atividades.
A reconstrução do LCA dura cerca de uma hora, e o paciente pode receber alta hospitalar no dia seguinte.
O paciente trabalhará com a reabilitação já no hospital e utilizará muletas durante 21 dias, retornando aos esportes, em média, de seis meses depois da operação.