A sutura meniscal, é um procedimento que repara a lesão e permite preservar o menisco totalmente, já que ele é “costurado” e não retirado como em uma meniscectomia total.
O procedimento de sutura de Menisco é a técnica que substitui a tradicional para o tratamento de lesões meniscais. Este procedimento trará benefícios futuros, como a prevenção de alterações degenerativas do joelho. A meniscectomia parcial pode ser necessária quando indicada, porém, as técnicas de sutura vêm sendo desenvolvidas para preservar ao máximo o menisco e pode fazer com que a técnica tradicional torne-se cada vez mais rara.
Normalmente, estas lesões ocorrem com atletas profissionais. A lesão de menisco tem alguns sintomas como dor bem localizada com oscilação de intensidade em alguns movimentos como agachar. Ela ainda pode possuir vários padrões como: completa ou incompleta.
A cirurgia pode durar cerca de 30 minutos e o período de recuperação é maior do que o necessário após uma meniscectomia. O paciente usará muletas por seis semanas, depois deste período é necessária uma sequência: ganho de força e agilidade, quando direcionado ao esporte.
A alta do hospital é feita no dia seguinte, porém sua reabilitação não é imediata. Ela pode durar seis meses em média. Finalizada a reabilitação, o paciente retorna às atividades físicas.